sábado, 16 de outubro de 2010

Professor Brilhante - A nostalgia de um traço



Francisco Brilhante, o Professor Brilhante, nasceu no dia 02 de abril de 1901, o “velhinho simpático” habitava as escadarias da Igreja do Rosário, na Rua Vigário José Inácio, no centro de Porto Alegre, quem circulava pelo centro da cidade, nas décadas de 60 até 80, se lembrará, desta figura característica de nossa cidade, cavanhaque branco, óculos e boina. O inesquecível artista plástico permanecia nas escadarias da igreja, pintado retratos de todos que posavam para ele.


Falecido em 14 de junho de 1987, deixou, devido ao seu intenso trabalho e ao longo dos cinqüenta anos de produção, mais de 40 mil quadros pintados, espalhados pelo Brasil, retratou figuras ilustres como Mário Quintana, Borges de Medeiros, Pinheiro Machado, Getúlio Vargas, Washington Luis, Ildo Meneghetti, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, entre outros. Embora o seu foco, o seu forte, fossem as pessoas que pousavam para ele, em sua grande maioria habitantes de Porto Alegre, deixou algumas paisagens, sobretudo de nossa cidade.

Professor Brilhante foi um dos artistas mais populares da cidade, dizia ele: “ a pintura não me deu dinheiro, vivo com pouco, mas em compensação, trabalhar da forma que escolhi me ensinou a viver e conhecer os homens”.

Formou-se em Artes Plásticas na Universidade do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no ano de 1920, aperfeiçoado suas experiências, mais tarde, no Rio de Janeiro, capital na qual permaneceu cerca de quatro anos. Regressou a Porto Alegre, sua terra natal, onde recomeçou seus trabalhos nas Praças da cidade, fixando-se nas escadarias da Igreja por mais de 25 anos.

Muitas de suas pinturas, não necessitavam de modelo, eram realizadas com base em fotos 3x4, deixadas pelos fregueses. Utilizou, além das escadarias, as dependências da Igreja nas quais mantinha um ateliê para ministrar aulas, considerado com um estilo “parisiense” foi o precursor dos pintores de rua. Devido ao seu talento, o passeio localizado em frente ao McDonald’s, na Rua da Praia, e que abriga artistas de rua, recebeu o nome de nosso artista, Professor Brilhante. Ambos tiveram a honra de serem homenageados: o professor e o passeio. Também existe a Fundação Professor Brilhante, mesmo com esforços individuais, a cidade ainda não homenageou da forma como deveria ser este pintor inovador, o primeiro, o precursor, que sempre emprestava um certo charme a cidade uma ponta de romantismo, até este momento nenhum museu de Porto Alegre, mantém qualquer quadro do Professor Brilhante.

Um comentário:

  1. Oi Paulo,

    Em primeiro lugar, quero te parabenizar pela belíssima iniciativa!! Retratar nossos 'personagens locais' é sempre importante para mantermos vivo nossa memória!!

    Em segundo lugar, gostaria de dizer que tínhamos em casa, 05 obras do professor, onde ele retratou a Guerra dos Farrapos, onde se não me engano, existia alguém de sua família que era um personagem importante.

    Mais uma vez: Parabéns!! Quero muito ler as tuas publicações!! E o bom é que vou poder fazer isto, em qualquer lugar em que eu estiver!!!

    Muitos beijos,

    Andréia M Martins

    ResponderExcluir