quinta-feira, 30 de dezembro de 2010



Ao Belchior


Ao Belchior, significa oriques em Portugal, a mesma coisa que briqueiro, hoje espalhados, e dando um charme especial, pela cidade, cidade esta que Joaquim da Cunha, apaixonou-se, e aqui viveu sua vida.

Joaquim da Cunha nasceu em Portugal, na localidade de Marmeleira do Botão, veio para o Brasil para morar em São Paulo, onde trabalhou por dezeseis anos, sempre ligado ao comercio. Em 1927, resolveu conhecer Montevidéu, saiu de São Paulo num Ford Bigode, no retorno parou para descansar em Porto Alegre, nunca mais saiu, foi um verdadeiro caso de amor.

Instalou-se na famosa Pensão da Dona Maria, na Rua da Praia, com as economias passou a empenhar objetos, criando desta maneira seu primeiro negócio aqui. O Primeiro objeto empenhado foi uma sombrinha de seda, como a maioria dos donos não iam buscar os objetos empenhados, foi acumulando de tudo em seu quarto.

Daí para abrir uma loja foi tudo muito rápido, seu primeiro endereço e o mais tradicional foi na Rua da Praia, nas redondezas dos cinemas Cacique e Scala.

Vendia de tudo, e era um dos pontos mais tradicionais e conhecidos de Porto Alegre, foi pioneiro neste ramo que deu origem a tantos expositores do brique da Redenção, muitos começaram adquirindo as mercadorias no Ao Belchior. Ajudou na criação do Brique da Redenção, só não quis participar, por ser domingo seu único dia de descanso.

Foi inovador também em outro negócio, junto ao brique funcionava uma lavanderia com mais de 80 funcionários, alguns meninos faziam a coleta a domicilio das roupas, mas seu ineditismo foi o atendimento de urgência, lavagem e secagem em duas horas, o cliente entrava numa pequena cabine, tirava as roupas e ficava ali lendo revistas.

Mas o sucesso mesmo foi o brique, famoso numa Porto Alegre distante e romântica, foi atrás do balcão que espalhou simpatia e histórias, ligados a todo o tipo de produtos e raridades.

Sua loja serviu, também para receber muitas personalidades e gente famosa, principalmente do Teatro que iam em busca de roupas para suas peças, entre elas podemos citar Orlando Silva e Carmen Miranda, outro freqüentar habitual era Charles Newman, irmão de Paul Newman, Charles morou quase dois anos em Porto Alegre.

Ao Belchior foi criado em 1933 para fazer parte da história de Porto Alegre e, sobretudo para dar origem, ao que Porto Alegre tem de mais famoso nos dias de hoje o Brique da Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário